Monitorando seu carro pelo aplicativo

A importância da melhoria continua

Não é de hoje que os carros estão cada dia mais inteligentes e conectados, mas a realidade era outra alguns anos atrás.

Em 2016 a empresa Carrorama lançou um aplicativo em parceira com a Multilaser para monitorar a mecânica do carro, e assim, ajudar na manutenção preventiva, onde atuei como designer freelancer.

Como funcionava?

Com auxílio de um leitor automotivo OBD (sigla para On Board Diagnostics — diagnóstico de bordo) conectado ao carro, você visualizava as informações como: temperatura do motor, tensão da bateria, nível do combustível, mistura de etanol entre outros em tempo real, direto no aplicativo usando uma conexão bluetooth entre os aparelhos.

Legal, mas qual o desafio?

Na época não tínhamos quase nenhuma referencia ou concorrência no país, seria algo muito novo a ser explorado.

Até aquele momento, minha experiência como designer, só havia atual em projetos 100% digitais, ter um dispositivo físico (OBD) e o carro na interação era algo super novo para mim.

E pra fechar tínhamos uma data de lançamento muito próxima, mídias compradas pelo parceiro para divulgação do produto, o que criavam uma pressão e um senso de urgência muito grande em toda a equipe

Por onde começamos?

Primeiramente mapeamos todas as informações possíveis de serem coleta-las através do OBD, feito isso agrupamos e classificamos a prioridade. Mapeadas as informações, montamos um primeiro fluxo com as regras de negócio.

Testes e protótipos

O próximo passo foi montarmos um protótipo em baixa fidelidade, e assim validar com testes e entrevista, se o fluxo que imaginamos era minimamente viável e usável.

Após alguns testes entendemos que precisaríamos ser muito mais assertivos em nosso onboarding (primeiro uso), para orientar o usuário na instalação do OBD em seu carro, parear-lo como o celular e configurar o carro no aplicativo.

Onboarding do aplicativo

Outro ponto que ajustamos, foi como exibíamos o resultado do diagnóstico sem encher o usuário com termos técnicos, causando dúvidas e preocupações desnecessárias.

Para isso dividimos o diagnostico em dois momentos, o que encontramos de errado e o que o usuário precisaria fazer.

Resultado do diagnóstico

Claro que apenas isso não resolveu, ainda foi preciso incluir uma opção de compartilhamento, para que o usuário enviasse o resultado um mecânico de confiança para dar o parecer técnico.

A importância da melhoria continua

Depois de todos os testes, descobertas que tivemos durante o projeto e mesmo ele sendo entregue no prazo e os usuários satisfeitos com a experiência, posso concluir com o produto não foi bem sucedido.

Acontece que após a entrega o aplicativo não recebeu mais nenhuma atualização, deixando os usuários sem suporte com as atualização do Android e ficando atrás da concorrência e suas novas funcionalidades.

De qualquer forma foi um projeto que adorei ter participado e tenho orgulho de falar sobre ele, tanto que um pouco antes de escreve esse artigo, resolvi redesenhar a visão principal no aplicativo :)

Se quiser saber mais sobre o aplicativo, segue o vídeo de apresentação e review do aplicativo.

Espero que tenho gostado do case, até a próxima.

Designer, publicitário, guitarrista e desprovido de habilidades com a mão direita!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store